domingo, 7 de outubro de 2012

ABORDAGEM DA CINESIOTERAPIA NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO (ADM)



A ADM está envolvida no movimento necessário para realizar atividades funcionais. É o movimento completo possível de uma articulação.
A ADM é influenciada pela integridade da estrutura articular e a forma da articulação em sí.
A ADM é descrita em 2 termos comuns, a amplitude articular (medida por um goniômetro) e a amplitude muscular (excursão funcional dos músculos).
A excursão funcional é a distância que um músculo é capaz de encurtar após ter sido alongado ao máximo.
A insuficiência ativa é o ponto de maior encurtamento de um músculo e a insuficiência passiva é o ponto de maior alongamento de um músculo.

Os objetivos da ADM na cinesioterapia são tanto no exame como no tratamento, pois o fisioterapeuta pode realizar o teste de ADM para observar diversas funcionalidades, tanto no exame como no tratamento.
As estruturas afetadas que causam diminuição da ADM são: Músculos, superfícies articulares, cápsulas, nervos, ligamentos, fáscias e vasos. Logo, a integridade dessas estruturas é importante para manter a ADM normal.
Na cinesioterapia, para se manter a ADM normal os segmentos são movidos periodicamente nas suas amplitudes disponíveis (articular e muscular).
As causas da ADM reduzida normalmente são: Doenças sistêmicas, lesões cirúrgicas, lesões articulares, lesões traumáticas, inatividade, imobilidade, lesões neurológicas e musculares.
Os exercícios de ADM são administrados para manter a mobilidade articular dos tecidos moles, os movimentos também auxiliam na cicatrização dos tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário