sábado, 6 de outubro de 2012

DOR NEURÁLGICA


Este tipo de dor se origina por pressão ou pinçamento das raízes nervosas, comprometimentos do nervo em seu trajeto, agressão tóxica das fibras nervosas, desmielinização e hipersensibilidade das terminações nervosas. Pode também ser causado por uma contratura muscular que provoca pinçamento da raiz nervosa, de forma que, relaxando o músculo que está pressionando a raiz nervosa, se elimina a dor neurálgica.
Na terapia deste tipo de dor, faz-se o estímulo sensitivo persistente e mantido com correntes de frequência fixa (entre 80 e 150 Hz), pulsos muito curtos (entre 30 e 50 microssegundos) e sem considerar a polaridade, melhor eliminá-la. A TENS com alta frequência cobre este efeito, pois trata-se de conseguir um forte estímulo das terminações rápidas para que a formação reticular medular feche a passagem aos estímulos nociceptivos.
Os processos inflamatórios agudos provocam hipersensibilidade das terminações nervosas na zona inflamada. Esta dor se deve a alteração perceptiva das terminações nervosas, tanto exteroceptivas como proprioceptivas. Por isso (se considerar-se como dor neurálgica), se aplicar-se corrente de forte componente sensitivo no local, aumentaremos a dor. Neste caso devemos aplicar o PÓLO POSITIVO (+) de alguma corrente galvânica no local para diminuir a atividade metabólica.
A situação dos eletrodos podem ser, um sobre o ponto doloroso e outro ao longo do trajeto nervoso, ou em outros casos, fixa-se os eletrodos sobre pontos nervosos proximais a zona dolorosa, pois irá gerar adormecimento distal aos eletrodos e coincidente com a região dolorosa, situação habitual nas dores manifestadas como intumescimento de uma zona metamérica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário