domingo, 7 de outubro de 2012

INDICAÇÕES E OBJETIVOS DOS DIFERENTES TIPOS DE ADM



AMPLITUDE DE MOVIMENTO PASSIVA - ADMP
Indicações da ADMP: Em fase aguda (tecido com inflamação), paciente não puder ou não for capaz de mover ativamente (paciente comatoso, paralisado ou em repouso absoluto no leito).
Objetivos: Manter a mobilidade da articulação e tecido conjuntivo, manter a elasticidade mecânica dos músculos, auxiliar a circulação e a dinâmica vascular, favorecer o movimento sinovial, diminuir ou inibir a dor, auxiliar o processo de degeneração após uma lesão ou cirurgia e ajudar a manter a percepção do movimento.
Outras indicações da ADMP: Na avaliação clínica-funcional, para ensinar um exercício ao paciente e preparar para o alongamento passivo.
Limitações da ADMP: Não previne atrofia, não aumenta a força ou a resistência física, não auxilia a circulação a circulação na mesma proporção da contração ativa.


AMPLITUDE DE MOVIMENTO ATIVO-ASSISTIDO            
Indicações da ADMA-A: Musculatura fraca que não consegue completar o movimento (em qualquer parte do movimento, em qualquer parte da amplitude)
Objetivos: Manter a elasticidade e a contratilidade fisiológica dos músculos participantes, fornecer feedback sensorial proveniente nos músculos em contração, proporcionar um estímulo para a manutenção da integridade óssea e articular, aumentar a circulação e começar a desenvolver a coordenação e habilidades motoras, estimula o movimento articular e aprendizado motor.


AMPLITUDE DE MOVIMENTO ATIVO-LIVRE (Resposta mais intensa)
Indicações de ADMA-L: Aprendizado motor (contração muscular e função) e coordenação do movimento, estimular o movimento articular.
Limitações da ADMA-L: Não irá manter a força ou manter a força dos músculos fortes.
Precauções e Contra-Indicações: A indicação precoce é possível quando bem controlada, observando o movimento livre e o monitoramento de dor e demais sintomas. Não deve ser feita quando comprometer o processo de regeneração.
Verificar a contra-indicação logo após: Lacerações agudas, fraturas e cirurgias.
É contra-indicado o movimento excessivo, pois aumenta a inflamação e a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário